Criado para homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis por garantir que as leis sejam cumpridas, o Dia da Justiça foi instituído pelo Decreto Lei 8.292 de 1945.
No Brasil, o Poder Judiciário foi instalado em 1530. A Justiça do Trabalho surgiu com a criação do Conselho Nacional do Trabalho, em 1923.
Vinte anos depois, foi aprovada a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, que estabeleceu as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho.
Durante a crise sanitária, a Justiça atuou de forma ininterrupta. Mesmo com as restrições, o Poder Judiciário destinou mais de R$ 988,2 milhões para combater à pandemia do COVID-19. O total de movimentos processuais realizados ultrapassa 2,2 bilhões. São 49,1 milhões de sentenças e acórdãos, 74,2 milhões de decisões e 127,8 milhões de despachos.
A AMATRA XV e a ESMAT 15 homenageiam a Justiça brasileira pela dedicação e pelo trabalho técnico e qualificado. Celebrar a Justiça é valorizar a construção de uma sociedade mais humana, ética e igualitária.
Fonte: Painel CNJ